terça-feira, 12 de março de 2013

Juramento dos cardeias que elegerão o novo Papa

     
 Cidade do Vaticano, 12 mar (EFE).- Já na capela Sistina e após recitarem as litanias e cantarem o 'Veni, Creator Spiritus', hino de invocação do Espírito Santo, os 115 cardeais que vão escolher o novo papa pronunciaram nesta terça-feira o seguinte juramento, como estabelece a Constituição Apostólica 'Universi dominici gregis':
'Todos e cada um de nós cardeais eleitores presentes nesta eleição do sumo pontífice prometemos, nos obrigamos e juramos observar fiel e escrupulosamente todas as prescrições contidas na Constituição Apostólica do sumo pontífice João Paulo II, Universi Dominici Gregis, emanada em 22 de fevereiro de 1996.
Igualmente, prometemos, nos obrigamos e juramos que quem quer de nós que, por disposição divina, seja eleito Pontífice Romano, se comprometerá a desempenhar fielmente o 'munus petrinum' de Pastor da Igreja universal e não deixará de afirmar e defender denodadamente os direitos espirituais e temporários, assim como a liberdade da Santa Sé.
Sobretudo, prometemos e juramos observar com a máxima fidelidade e com todos, tanto clérigos como laicos, o sigilo, sobretudo o relacionado de algum modo com a eleição do Pontífice Romano e sobre o que ocorre no lugar da eleição concernente direta ou indiretamente à escolha.
Não violar de modo algum este segredo tanto durante como depois da eleição do novo pontífice, a menos que seja dada autorização explícita pelo próprio pontífice; não apoiar ou favorecer nenhuma interferência, oposição ou qualquer outra forma de intervenção com a qual autoridades seculares de qualquer ordem ou grau, ou qualquer grupo de pessoas ou indivíduos queiram se imiscuir na escolha do Pontífice Romano'.
Em seguida, cada cardeal eleitor, segundo a ordem de precedência, prestou juramento com a seguinte fórmula: 'E eu, (nome de batismo) cardeal (sobrenome) prometo, me obrigo e juro'.
E pondo a mão sobre os Evangelhos, acrescentou: 'Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos os quais toco com minha mão'. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário