domingo, 16 de junho de 2013

Preços do Petróleo Sobem Com Foco no Oriente Médio

LONDRES, 14 Jun (Reuters) - Os futuros do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira, após notícias de que os Estados Unidos autorizaram o envio de armas para os rebeldes sírios, o que despertou preocupações sobre a oferta da commodity no Oriente Médio.
Apesar de a Síria não ser crucial para a oferta mundial de petróleo, os investidores temem que um agravamento na guerra civil acabe por envolver outros países e mergulhe toda a região produtora de petróleo em conflito.
Os Estados Unidos concluíram que as forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, usaram armas químicas na luta contra rebeldes na Síria, e o presidente norte-americano, Barack Obama, decidiu oferecer assistência militar direta à oposição síria.
"Eu acho que o foco, pelo menos para o petróleo, está mudando lentamente para a geopolítica. Nós tivemos uma semana inteira de notícias sobre a Líbia", disse Amrita Sen, analista-chefe de petróleo da consultoria londrina Energy Aspects.
O petróleo Brent fechou em alta de 0,98 dólar, a 105,93 dólares por barril, após registrar mais cedo 106,64 dólares.
O Brent fechou a semana com ganhos de 1,3 por cento.
O petróleo nos EUA avançou 1,16 dólar, encerrando a 97,85 dólares, o maior nível desde janeiro, após tocar uma máxima de noves meses de 98,25 dólares. O contrato fechou a semana com ganhos de 1,9 por cento.
(Reportagem de Jessica Donati)

Nenhum comentário:

Postar um comentário