quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Oposição da Ucrânia Quer Convocar Greve Geral

Kiev, 30 Nov (Reuters) - A oposição política da Ucrânia afirmou neste sábado que irá criar um quartel-general da resistência nacional, após confrontos entre a polícia e manifestantes pró-Europa, e começou a organizar uma greve em todo o país.
"Nós tomamos uma decisão de consenso de formar uma sede nacional de resistência e já começamos os preparativos para uma greve geral em toda a Ucrânia", disse a jornalistas o ex-ministro da área econômica Arseny Yatsenyuk, um dos três líderes da oposição.
Ele afirmou que os partidos da oposição buscam a renúncia do atual governo e uma antecipação das eleições presidencial e parlamentar, de maneira a forçar a saída do presidente do Viktor Yanukovich.

(Reportagem Pavel Polityuk; Edição de Andrew Roche)

Goldman Sachs Está Sendo Investigado por Negociações Cambiais

NOVA YORK, 7 Nov (Reuters) - O Goldman Sachs está sendo investigado por suas atividades de negociação cambial, disse o maior banco de investimento dos Estados Unidos em um documento submetido às autoridades regulatórias nesta quinta-feira.
O Goldman está cooperando com a investigação e com várias outras, incluindo uma sobre suas negociações de commodities, disse o banco em um documento trimestral entregue à Securities Exchange Commission, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.
A Autoridade de Conduta Financeira britânica está liderando uma investigação de um grupo de reguladores mundiais sobre as práticas de negociação cambial de vários grandes bancos. O Goldman Sachs não deu qualquer detalhe sobre a investigação.

(Por Lauren Tara LaCapra)

Assembléia-Geral da ONU Aprova Orçamento de US$5,5 Bi Para 2014-2015

27 Dez (Reuters) - A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou na sexta-feira um orçamento de 5,53 bilhões de dólares para 2014-2015, queda de 1 por cento nos gastos totais durante os dois anos anteriores.
O novo orçamento bienal inclui um corte de pessoal de 2 por cento, ou cerca de 221 postos de trabalho, e congelamento de um ano na remuneração de funcionários.
O chamado núcleo orçamentário da ONU não inclui missão de paz, atualmente em mais de 7 bilhões de dólares por ano e aprovada em negociações separadas, ou os custos de várias agências importantes da ONU financiadas por contribuições voluntárias dos Estados-membros.
Como nos anos anteriores, as negociações sobre o orçamento bienal foram marcadas por uma disputa entre países pobres, que buscam aumentar os gastos da ONU, e os principais países desenvolvidos, que são os maiores contribuintes do orçamento, tentando controlar os números enquanto sofrem para reduzir seus próprios gastos nos orçamentos nacionais.
O embaixador de Fiji na ONU, Peter Thomson, falando em nome do Grupo dos 77 países em desenvolvimento, disse que o orçamento de 2014-2015 "representa o melhor que nós, como Estados-membros, podemos reunir neste momento de austeridade na economia mundial".

(Reportagem de Michelle Nichols)

Espanha Prende Oito Devido a Roubos Bancários Cibernéticos Globais

MADRI, 29 Dez (Reuters) - A polícia espanhola disse neste domingo, que prendeu oito pessoas suspeitas de ajudar a roubar mais de 60 milhões de dólares de bancos em todo o mundo, invadindo empresas de processamento de cartões de crédito e sacando dinheiro de caixas eletrônicos.
As prisões são um dos maiores avanços fora dos EUA em relação a uma série de roubos a bancos no mundo todo, coordenados por células que sacaram milhões de dólares em poucas horas, em diversos países.
A polícia espanhola disse em um comunicado que deteve seis cidadãos romenos e dois marroquinos nos arredores de Madri, e apreendeu 25 mil euros (34.400 dólares) em dinheiro, assim como cerca de mil cartões de crédito em branco, material de TI e joias, depois vasculhar vários prédios.
O comunicado disse que a quadrilha de hackers internacionais era controlada por apenas uma pessoa, que tinha sido presa na Alemanha. A polícia não pode ser encontrada para esclarecer quando o suposto mentor foi preso.
Promotores alemães disseram em maio, que tinham detido dois cidadãos holandeses, suspeitos de fazerem parte de um roubo cibernético de 45 milhões de dólares, envolvendo dois bancos do Oriente Médio.
Promotores alemães disseram em maio que prenderam dois cidadãos holandeses suspeitos de tomarem parte em um ataque cibernético de 45 milhões de dólares envolvendo dois bancos do Oriente Médio.
Promotores em Dusseldorf não puderam ser imediatamente encontrados para comentar o assunto, neste domingo. O comunicado da polícia espanhola dizia que ela agiu com a ajuda de uma agência de segurançanorte-americana, cujo nome não foi revelado.

(Por Sarah White)

EUA Aconselham Cias Aéreas a Notificar China Sobre Voos

Por Lesley Wroughton e Tim Kelly

WASHINGTON/TÓQUIO, 30 Nov (Reuters) - Os Estados Unidos aconselharam suas companhias aéreas a notificarem as autoridades chinesas sobre seus planos de voo durante viagens na região da zona de defesa que Pequim estabeleceu há uma semana, elevando o nível de tensão no leste asiático.
Os EUA disseram esperar que as empresas operem alinhadas com um documento que alerta sobre a segurança de um voo, emitido pelos governos estrangeiros, acrescentando contudo que a decisão "não indica que o governo dos EUA aceita as exigências da China".
O conselho contrasta com a atitude do aliado Japão, cujas duas maiores companhias aéreas fizeram um acordo com o governo japonês para voar pela zona sem notificar a China.
Pequim quer que os aviões estrangeiros que ingressarem na zona sobre o Mar da China Oriental -incluindo os de passageiros- sejam identificados.
Uma autoridade do governo dos EUA afirmou que a atitude chinesa parece ser uma tentativa unilateral de mudar o status quo no Mar da China Oriental, o que pode "elevar o risco de erro de cálculo, confrontos e acidentes".
"Pedimos que o governo chinês seja cauteloso e contido, e estamos consultando o Japão e outros afetados na região", afirmou a autoridade.
A zona inclui os céus sobre ilhas envolvidas em uma tensa disputa territorial entre Japão e China e representa aos EUA um desafio histórico do surgimento de uma nova potência mundial, em uma região dominada pelos norte-americanos há décadas.
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, deve visitar a China, o Japão e a Coreia do Sul na próxima semana, e tentará amenizar as tensões sobre o assunto, disseram autoridades norte-americanas.
Desafiando a criação da zona de defesa aérea chinesa, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul realizaram voos militares na região nesta semana, sem avisar Pequim.
Na sexta-feira, a China destacou caças após dois aviões dos EUA e dez aeronaves japonesas, incluindo caças F-15, terem entrado na zona, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Os caças foram para a região para monitorar os aviões estrangeiros, disse a agência estatal, citando o porta-voz da força aérea, Shen Jinke.

(Reportagem adicional de Phil Stewart em Washington e Sui-Lee Wee, Michael Martina e Paul Carsten em Pequim)

Produção Industrial Japonesa Cresce 0,1% em Novembro

TÓQUIO, 26 Dez (Reuters) - A produção industrial japonesa subiu 0,1 por cento em novembro, marcando o terceiro mês consecutivo de crescimento, mostraram dados do governo na sexta-feira (horário), ressaltando uma recuperação estável da economia.
O número ficou aquém da previsão do mercado, que era de um aumento de 0,4 por cento.

(Reportagem de Leika Kihara)

Canta Salvador 2014 "Movidos Pela Fé" Dia 8 de Fevereiro de 2014 às 17 Horas no Parque de Exposição - Salvador (Bahia)